REGULAMENTO GERAL

VIRTUAL TORQUE - Automobilismo Virtual
Regulamento Oficial – 2013

É dever de todo piloto estar ciente de todo conteúdo do Regulamento Oficial, desde a sistemática de inscrição até as regras de conduta e comportamento, passando pelas técnicas de pista e as ligadas aos recursos do simulador. Não serão aceitas reclamações cujo assunto tenha sido abordado no regulamento.

INSCRIÇÕES

Qualquer pessoa que possua licença S2 oficial do Live for Speed de seu uso exclusivo pode se inscrever gratuitamente, independente da nacionalidade, desde que entenda o idioma português.

A inscrição é feita por equipes formadas por dois pilotos (veja também o tópico EQUIPES do Regulamento Oficial), no inicio de cada campeonato.

Também será aceito inscrição de piloto sem equipe.

Apartir da metade de cada campeonato a inscrições ficam canceladas.

DADOS NECESSÁRIOS P/ INSCRIÇÃO

CAMPEONATO: Nome do campeonato que deseja inscrever
NOME DA EQUIPE: Nome da Equipe [Letra/Sobrenome Sub-equipe]
PILOTO 1: Nome Sobrenome, Cadastro LfsWorld, Número, E-mail
PILOTO 2: Nome Sobrenome, Cadastro LfsWorld, Número, E-mail

Exemplo de Inscrição:

CAMPEONATO: Campeonato Oval 2012
NOME DA EQUIPE: H2O [A]
PILOTO 1: Eduardo Silva, hakodesh, 29, eduardo@h2oms.com
PILOTO 2: Cil Borges, cil.bany, 89, cil.bany@h2oms.com

NÚMERO OFICIAL

O número de piloto é definido na inscrição. Por isso, antes de efetuar sua inscrição, verifique a página 'Pilotos' no menu principal para que não seja usado um mesmo número já utilizado por outro piloto.

O número oficial deve ter no máximo 2 dígitos (00 - 99).

EQUIPES

Cada equipe poderá inscrever no máximo 4 sub-equipes. Cada sub-equipes formada por 2 pilotos.

Ex¹: H2O [A], H2O [B], H2O [C], H2O [D].
Ex²: H2O Motorsports, H2O Racing, H2O Sportcars, etc...

É permitido inscrição de pilotos avulsos (sem equipe), sendo que o mesmo não pontua para nenhuma equipe, apenas para si mesmo (Classificação de Pilotos).

É proibido substituição de pilotos ou troca de equipe durante o campeonato.

SKINS / PLACA

As skins deverão conter obrigatoriamente Nº do piloto e logo da 'Virtual Torque' conforme template disponibilizado para cada campeonato.

Cada sub-equipe poderá ter sua própria skin desde que sejam idênticas para os dois pilotos.

A placa do carro deverá seguir as regras de cada campeonato.

Fica proibido o uso de skins com conteúdos imorais. Entenda-se por imoral: uso de palavrões, referência a crimes e/ou drogas ilegais, pornografia, racismo, e tudo o mais que puder ser enquadrado no Código Penal Brasileiro.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

01º = 3009º = 08
02º = 2410º = 07
03º = 2011º = 06
04º = 1612º = 05
05º = 1413º = 04
06º = 1214º = 03
07º = 1015º = 02
08º = 0916º = 01
Pole-Position = 04
Melhor Volta = 02

Ordem de relevância no critério de desempate:
- Vitórias;
- Pole Positions;
- Número de Partição em Provas;
- Posição na ultima prova do campeonato.

PENALIZAÇÕES

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, a diretoria decidirá se cabe a aplicação da punição. Lembrando sempre que há acidentes de corrida sem culpados e, portanto, sem punição alguma.

1 – LEVES (02 pontos)

1.1 - Linha do pit stop na saída.
1.2 - Skin irregular.
1.3 - Nick Irregular.
1.4 - Chat durante evento (qualificação e/ou corrida).

2 – MÉDIAS (05 pontos)

2.1 - Acidente por imprudência (sem danos ao oponente e nem perda de posição).
2.2 - Direção perigosa e/ou imprudente, sem necessariamente envolver-se em acidentes.
2.3 - Mais de uma mudança de linha para defender a posição.
2.4 - Retornar a pista de forma imprudente, sem acidentes.

3 – GRAVES (10 pontos)

3.1 - Retornar a pista de forma imprudente, causando acidente.
3.2 - Causar acidente em bandeira amarela.
3.3 - Atrapalhar (propositalmente) ou criar resistência em bandeira azul.
3.4 - Acidente por imprudência (danos leves ao oponente e perda de mais de uma posição).
3.5 - Uso de palavras agressivas ou ofensivas no chat, durante evento.
3.6 - Causar acidente em bandeira azul sem danificar ou causando danos leves ao oponente.

4 – GRAVÍSSIMA (SUSPENSÃO ETAPA SEGUINTE)

4.1 Acidente por imprudência retirando oponente da prova.
4.2 Danificar gravemente carro do oponente em bandeira azul.

5 – DESCLASSIFICAÇÃO

5.1 – DESC. ETAPA

5.1.1 - Desrespeito à direção de prova.
5.1.2 - Uso de atalho para pit e voltar a corrida.
5.1.3 - Não realizar pit stop obrigatório.
5.1.4 - Uso de “ajuda” para conseguir tempo em qualificação, seja por empurrão, por vácuo, por corte de caminho ou qualquer outros meios não permitido.
5.1.5 - Desrespeitar a pessoa do piloto.

5.2 – DESC. CAMPEONATO

5.2.1 Acidente intencional ou deliberado.
5.2.2 Desrespeitar à pessoa da direção de prova.

ANALISE DE PENALIZAÇÕES

Sempre que for envolvido em algum acidente/incidente na corrida e se sentir prejudicado, solicite uma Análise de Incidente para que o fato seja analisado pela direção e, de acordo com a análise, aplicando penalização aos infratores identificados, a fim de garantir o bom andamento dos eventos. Desta maneira, você estará colaborando com o campeonato para que se façam valer as regras. Cabe à direção analisar os pedidos e determinar as punições, isentando assim qualquer responsabilidade do solicitante da análise de incidente. Esta solicitação serve como um guia, uma ferramenta de ganho de tempo na avaliação de ocorrências das corridas para possíveis aplicações de punições.

As Análises de Incidente deverão ser solicitadas através da página ‘SOLICITAR ANÁLISE’ no site da Virtual Torque. Nesta página, o piloto solicitante deverá preencher os dados solicitados.

Os pilotos têm até 48 horas após o término do evento para enviar suas solicitações.

Caso o piloto punido se sinta injustiçado, deve entrar em contato com a direção, que apresentará ao piloto punido o motivo de sua punição. Nesse caso, a direção analisará novamente o protesto e caso mude de opinião, a punição será retirada.

Orientamos que todos os pilotos gravem o replay das etapas para facilitar sua análise posterior própria, caso a direção não consiga disponibilizar replay da etapa no site em tempo hábil.

ENVENTUALIDADE

LAG EXCESSIVO NO SERVIDOR NO DIA DO EVENTO:

Através de votação entre os pilotos participantes DO DIA, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na semana seguinte, não importando se será data comemorativa ou época de férias. Todos os pilotos que votarem em que a prova seja adiada terão conhecimento prévio desta situação.

QUEDA DO SERVIDOR DURANTE A CORRIDA:

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.
- Entre 50% e 75%: Computado metade da pontuação.
- Mais de 75%: Dá-se por encerrada com pontuação total seguindo a posição de cada um no momento da queda.

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE CORRIDA

QUALIFICAÇÃO / CORRIDA

As regras de qualificação e corrida devem ser consultadas no regulamento do campeonato.

A qualificação terá o mesmo clima e vento da corrida, ou seja, se a corrida tiver pouco vento, a qualificação também terá.

PIT STOP

Para saída do pit, todos os carros deveram obedecer ao pitlane e sua respectiva sinalização.

Carros na pista de rolagem do pit têm a preferência sobre os carros que estão parados ou que estejam abandonando seus locais de parada.

Consultar regulamento do campeonato para demais regras.

PROIBIÇÕES

Chat durante qualificação e corrida;

Uso de buzina durante qualificação e corrida;

Ficar com o carro na pista sem atividade, seja depois de um acidente, falta de combustível, retorno ao pit após qualificação ou qualquer outro motivo. A retirada do carro é obrigatória após passagem do Safety Car para modo espectador ou, em qualificação, a retirada do carro é obrigatória em até 10 segundos, caso ocorra algum destes eventos.

Manobras como zerinho, arrancadas e derrapes brusco em locais inapropriados, como dentro do pit, no momento em que for necessário alinhar no muro, ou após o término da corrida ou da qualificação ou em seu início.

ETIQUETAS DE NOMES (Nick)

Em eventos oficiais, o Nick deve ser composto de número do piloto + espaço + primeiro nome + espaço + sobrenome, COR BRANCA em todo nick.

Exemplo: 29 Eduardo Silva

BOA CONDUTA

Em circuitos ovais, evite 'fechar a porta' ao carro que vem no vácuo. Isto significa que, em disputa com um ou mais carros nas curvas, cada carro deve manter seu curso em uma das faixas, sendo que os mais velozes (quem pegou vácuo) devem ocupar as faixas de dentro para evitar acidentes desnecessários. Evite freios bruscos. Sempre que possível use apenas a desaceleração gradativa e redução de marchas. Disputa com muitos carros juntos, na largada, por exemplo, evite ficar mudando de faixa, mesmo nas retas.

Fique sempre atento aos retrovisores e olhe sempre para os lados evitando surpresas e acidentes.

TERMINO DA CORRIDA

Diminuir o seu ritmo e dirija-se ao pit.

Os 3 primeiros colocados devem alinhar os seus carros na linha de chegada para foto na linha de chegada.

****Em todos campeonatos existe um regulamento complementar a este. Caso haja um mesmo tópico no regulamento do campeonato com regras diferentes, o mesmo será considerado o correto.

2013 | VIRTUAL TORQUE - AUTOMOBILISMO VIRTUAL
www.virtualtorque.uni.me